Províncias

Viaturas adaptadas para antigos militares

Edson Fontes e Alfredo Ferreira | Caxito

A Direcção Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Bengo entregou ontem, em Caxito, dez viaturas adaptadas para deficientes de guerra do município do Dande, no âmbito do programa de celebrações das festividades dos 40 anos da Independência Nacional.

Antigos combatentes e veteranos de guerra receberam meios de locomoção no Bengo
Fotografia: Santos Pedro

A vice-governadora para o sector Político e Social, Maria Augusta Peixoto, disse que o processo de entrega dos meios acontece num momento particular, por se tratar de pessoas que deram o melhor de si para a libertação de Angola.
Disse se tratar da primeira fase, avançado que o programa vai ser estendidos para outros municípios do Bengo, afim de que mais pessoas portadoras de deficiências de 100 por cento possam beneficiar do projecto, cujo objectivo é ajuda-los nas deslocações diárias.
O director provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, António Augusto João, disse que o processo de entrega de veículos adaptados visa fundamentalmente minimizar a vida daquele grupo alvo, dando cumprimento a um compromisso assumido pelo Executivo angolano.
O responsável considerou a entrega como um gesto de solidariedade, de carinho e de amor pelos esforços e pela contribuição prestada por antigos combatentes. Os municípios da província do Bengo  beneficiam de novas infra-estruturas sociais, no âmbito de vários projectos do Fundo de Apoio Social (FAS), revelou ontem, em Caxito, o director local daquela instituição.
José Manuel Nicolau avançou que as infra-estruturas, a serem construídas nos seis municípios do Bengo, constam de uma linha de crédito, destinada a dotar as referidas circunscrições de mais capacidade de resposta aos problemas que ainda são enfrentadas pelas populações, no capítulo social.
O responsável do Fundo de Apoio Social adiantou igualmente que, para o cumprimento cabal das acções em carteira, os agentes das administrações municipais do Bengo vão beneficiar de actividades de capacitação em matéria de gestão de projectos. José Manuel Nicolau disse  que, no ano transacto, a província do Bengo beneficiou de 15 projectos nos sectores da Educação, Saúde, Habitação e outros serviços básicos, implementados nos municípios do Dande, Dembos e Pango Aluquém.
A par disso, José Manuel Nicolau disse que a região do Nambuangongo está a ser reforçada em matéria de formação de quadros, com o objectivo de melhorar a capacidade das autoridades administrativas locais, com vista a fazerem um diagnóstico dos projectos prioritários a serem implementados.

Tempo

Multimédia