Províncias

Vila de Canacassala espera investidores

Alfredo Ferreira | Canacassala

O administrador comunal de Canacassala, município de Nambuangongo, Sebastião Lázaro, convidou, ontem, os  investidores a apostarem na região.

Sebastião Lázaro explicou que Canacassala possui extensas áreas com solos aráveis e incentivou  os camponeses a aproveitarem a fertilidade dos solos para aumentarem a produção da batata doce, mandioca, inhame e feijão.
Sebastião Lázaro disse que, apesar de se situar numa zona montanhosa, Canacassala possui terras aráveis para a prática da agricultura. “É chegada a hora de os camponeses abandonarem a agricultura de subsistência”, sublinhou.
A administração comunal tem o apoio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) que ensinam os camponeses individuais ou organizados em associações e cooperativas técnicas modernas sobre a preparação da terra, sementeira e colheita. “Os técnicos ensinam   noções sobre as técnicas de cultivo de outros produtos para que rapidamente se fale em grande escala”, acrescentou Sebastião Lázaro.
Os agricultores não associados em cooperativas têm o apoio dos camponeses mais experientes no âmbito de uma estratégia que tem como lema “Trabalhando juntos nas nossas lavras”. O administrador comunal de Canacassala explicou que a ideia é que cada camponês ajude o outro na lavoura, aproveitando ao máximo o tempo chuvoso. Canacassala possui quatro associações de agricultores e uma cooperativa, com 3.150 camponeses.

Tempo

Multimédia