Províncias

Vila de Catabola renova edifícios

Delfina Victorino| Kuito

A requalificação da sede municipal de Katabola, província do Bié, acontece nos próximos meses através de uma acção de reabilitação de edifícios públicos e privados do programa "Cimento e Tinta".

Sede do governo da província completamente remodelado e o jardim bem cuidado
Fotografia: JA

A requalificação da sede municipal de Katabola, província do Bié, acontece nos próximos meses através de uma acção de reabilitação de edifícios públicos e privados do programa "Cimento e Tinta".
De acordo com o administrador municipal de Katabola, Antunes Sapalo, que prestou ontem a informação, o projecto, que consta do programa do governo local, visa dar uma nova imagem àquela localidade.
O governo local tem o compromisso de fornecer uma pequena parte do material aos proprietários dos edifícios privados, tendo em conta a reabilitação de jardins, passeios e lancis, que fazem parte de outros projectos traçados pela administração do município.
Antunes Sapalo disse que a reabilitação das vias de acesso intermunicipais é da responsabilidade do governo provincial, estando já em execução a terraplenagem da via Katabola/Chiúca.
O sector social e económico são as principais áreas de atenção por parte dos governantes municipais de Katabola durante este ano, referiu o administrador municipal.
Apostar na produção agrícola e tornar práticas as acções traçadas e ainda não realizadas no ano passado é outra questão que consta das prioridades dos dirigentes do município.
Tendo em conta a potencialidade do município na produção de bens alimentares, desde legumes, hortícolas e cereais, a administração local tem como objectivo a contenção de despesas, em termos de importação de alimentos.
O administrador de Katabola afirmou que a localidade é produtora por excelência de feijão, manteiga, milho, ginguba, gergelim, batata-doce e rena, frutas e legumes. Antunes Sapalo argumentou que está previsto o fomento da criação de animais de grande e pequeno porte, a criação de aves por parte dos criadores associados e criadores independentes.
A construção de centros de saúde e escolas nas embalas e aldeias longínquas consta igualmente no programa de fundo de intervenção municipal.
Em relação à energia e água, o município beneficia actualmente de um grupo gerador para abastecimento dos moradores e iluminação pública das principais ruas do município. O responsável acrescentou que vão fazer mais perfurações com o objectivo de fornecer água à população e que este projecto está enquadrado no Programa de Desenvolvimento Municipal. 

Tempo

Multimédia