Províncias

Waco Cungo comemora aniversário

Casimiro José | Waco Cungo

A cidade de Waco Cungo, sede do município da Cela, vai beneficiar, nos próximos tempos, de mais energia eléctrica, com a conclusão do projecto de electrificação, a partir da subestação da Gabela, anunciou sábado a sua administradora municipal.

Município regista grande crescimento em vários sectores principalmente social com a construção de novas infra-estruturas
Fotografia: Casimiro José | Waco Cungo

Amélia Russo disse que esforços estão a ser envidados para que a subestação entre em funcionamento o mais breve possível, no sentido de serem ultrapassadas as inúmeras dificuldades na componente de abastecimento da corrente eléctrica, ainda dependente de grupos geradores.
A administradora, que falava a propósito dos 45 anos da elevação de Waco Cungo à categoria de cidade, a celebrar-se hoje, considerou a reabilitação de estradas secundárias e terciárias como outro dos grandes desafios das autoridades.
A materialização deste programa depende de um kit de reparação de estradas. “Nós precisamos deste equipamento para ultrapassar as dificuldades que enfrentamos na execução do programa e resolver a situação da degradação das vias”, frisou.
“O município da Cela é o destino de muitos turistas nacionais e estrangeiros, o que submete a Administração a enormes responsabilidades de criar condições, em parceria com o sector privado, para o restauro de locais de atracção turística.” A exploração das potencialidades turísticas vai constar das prioridades do programa para os próximos tempos.

Grande crescimento

A administradora do município da Cela revelou que a cidade do Waco Cungo continua a registar um grande crescimento, sobretudo no sector social, com acções de vulto, nos últimos anos.
Dentre as realizações de destaque, Amélia Russo apontou a construção de uma escola com 12 salas de aulas, no bairro Certeza, com laboratórios de Química, Física, Informática e um campo polidesportivo e outras valências.
Outras realizações que orgulham a população de Waco Cungo prendem-se com a terraplenagem da estrada que liga a sede municipal à comuna de Quissanga Cungo, uma via que é asfaltada, nos próximos tempos, bem como a construção de 22 residências, para acomodar médicos e outros quadros. Nos últimos tempos, aquela parcela da província do Cuanza Sul beneficiou da elaboração do projecto turístico do Humbe e da reabilitação de passeios e lancis.
Os trabalhos realizados permitiram melhorar a qualidade de vida das populações, assim como foi possível devolver a imagem real ao município do Waco Cumgo.
A melhoria dos sistemas de abastecimento de água potável e de energia eléctrica na cidade ao município do Waco Cungo e seus arredores, por meio de grupos de geradores, foram outros ganhos. Quanto à Saúde e Educação, Amélia Russo disse que ambos os sectores registaram melhorias muito significativas. Um dos grandes feitos foi a abertura do Hospital Municipal da Cela, que atende centenas de casos por dia, quer de pacientes locais, quer de outras províncias.
A área do ensino viu-se reforçada com a construção de mais salas de aulas e ingresso de mais professores.
A cidade de Waco Cungo vai dispor em breve de fábricas de molho de tomate, de leite e água mineral, anunciou a administradora municipal da Cela.

Tempo

Multimédia