Províncias

Xangongo e Rivungo com ligação fluvial

Um canal fluvial de dez quilómetros vai, a partir de 2014, ligar as localidades de Xangongo (Cunene) e Rivungo (Kuando-Kubango), numa iniciativa do Instituto Marítimo Portuário de Angola (IMPA), destinada a fomentar o transporte de pessoas e mercadorias na região.

Segundo o director-geral do Instituto Marítimo Portuário de Angola, Victor de Carvalho, em declarações ao “Jornal Economia e Finanças”, a construção desta via de comunicação encontram-se em fase avançada. “Queremos transformar os lagos, lagoas e rios em algo útil para os cidadãos que vivem nas zonas ribeirinhas”, disse, sublinhando que no Kuando-Kubango se está desenvolver um projecto voltado para as águas interiores, mais concretamente rios e lagos.
A par da província do Kuando-Kubango, o instituto está a trabalhar no sentido de estabelecer uma ligação fluvial entre a província do Zaire e a República Democrático do Congo, através do rio Zaire, um meio utilizado pelas populações dos dois países.  “Estamos a trabalhar em coordenação com os ministérios do Comércio e o da Hotelaria e Turismo para se criarem empreendimentos turísticos nos lagos e lagoas”, explicou. 
Quanto ao rio Kwanza, referiu que foram feitos levantamentos preliminares, no quadro de uma série de estudos encomendados pelo IMPA sobre a navegabilidade nos principais rios do país.
“Estamos convencidos e esperançosos que o projecto vai trazer muitos benefícios para os países abrangidos, uma vez que vai proporcionar um maior intercâmbio comercial entre os povos”, disse Victor de Carvalho.

Tempo

Multimédia