Províncias

Zaire: Engenho explosivo causa vítima mortal

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Um engenho explosivo não detonado rebentou no passado sábado, nos arredores da sede da comuna do Kinzau, município do Tomboco, província do Zaire, provocando a morte de uma senhora de 64 anos, soube hoje o Jornal de Angola de fonte familiar.

Segundo relato de um testemunha, o impacto da explosão alarmou muita gente que estava nas redondezas do local
Fotografia: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo

O incidente, que aconteceu por volta das 13 horas, a escassos metros do posto policial daquela comuna, situada a cerca de 250 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, causou ferimentos graves à vítima, que se chamava Suzana Paulo Pombal.

A vítima, segundo o sobrinho José António, pretendia capinar um terreno, ateando inicialmente fogo no local, com vista a queimar o capim. Na sequência, registou-se uma enorme explosão, da qual saíram estilhaços que a atingiram nas costas e irromperam até à região da barriga. “Depois ela atear fogo no terreno, um engenho que estava na superfície explodiu , e foi atingida por estilhaços nas costas , que consequentemente saíram pela barriga”, afirmou.

“Após a explosão”, prosseguiu, “ levámos imediatamente a minha tia para o Hospital Municipal do Soyo, a unidade sanitária mais próxima do local, mas ela não resistiu aos ferimentos e infelizmente acabou por morrer durante a viagem” .

Os restos mortais da falecida, que deixa sete filhos, foram hoje a enterrar naquela localidade, que regista, assim, o segundo caso de explosão de engenhos não detonados, que resultaram em quatro vítimas mortais. O primeiro incidente aconteceu em Setembro de 2017, na aldeia de Kimpanga, onde três rapazes, na facha dos 11 anos, perderam a vida quando brincavam com um projéctil de RPG-7.

“As autoridades competentes têm de catalogar a região do Kinzau como uma zona onde existem minas e engenhos não detonados, para que a circulação de pessoas em algumas zonas seja limitada”, aconselhou José António.

Tempo

Multimédia