Províncias

Agricultores expõem diversos produtos

Miguel Bau | Tomboco

O município do Tomboco, no Zaire, acolhe, desde sexta-feira, a primeira edição da feira provincial de produtos agrícolas, pesca e artesanato, com a participação de 24 expositores de seis municípios da região.

Joanes André recebe explicações sobre o processo de escoamento dos bens do campo
Fotografia: Adolfo Dumbo | Tomboco

O governador provincial do Zaire, Joanes André, considerou que a feira, bastante frequentada por turistas e empresários, deve ser aproveitada para promover os bens agrícolas da região.
No próximo ano, disse o governador, a província vai beneficiar de uma verba de apoio ao desenvolvimento das zonas rurais, no sentido de permitir que se acelere o seu desenvolvimento.
Joanes André revelou que, à semelhança das demais províncias do país, o Zaire está também contemplado num programa do Executivo que visa prestar assistência aos agricultores, desde o escoamento dos produtos, fornecimento de sementes e apoio em instrumentos de cultivo.
A realização da feira, que se enquadra nas festividades dos 38 anos da Independência Nacional, conta com 24 balcões recheados de produtos agrícolas cultivados na região, como a mandioca, batata-doce, ginguba, muteta, tomate, feijão, entre outros. A feira acolhe expositores das 24 comunas, que também expõem peixes e mariscos, abundantes no litoral da região.
Joanes André fez saber que o governo do Zaire está a levar a efeito um programa de reabilitação das vias de acesso que ligam as comunas às sedes municipais, para dar solução ao problema do escoamento dos produtos.
Este programa, salientou o governador do Zaire, vai ser reforçado, em 2014, por meio da cabimentação de verbas pelo Executivo.

Tempo

Multimédia