Províncias

Alunos do Tuku estão envolvidos em actividades

Um grupo de 128 alunos internos da escola do II ciclo de ensino secundário do Tuku, em Mbanza Congo, na província do Zaire, participa em actividades produtivas, informou o director-geral do estabelecimento de ensino.

Fotografia: JAIMAGENS

Pedro Guilherme Raio disse à Angop ser fundamental a vinculação dos estudos à actividade produtiva, para uma formação integral do homem, e recordou que  o complexo escolar situado a 12 quilómetros da cidade de Mbanza Congo reserva dois blocos para acolher alunos que frequentam aulas em regime de internato.
“Estamos na expectativa de que, até ao final deste trimestre, temos luz verde para recebermos já os alunos internos”, disse o responsável, frisando que as condições de alojamento estão devidamente criadas.
A escola já fez contactos com as autoridades tradicionais da comunidade do Tuku para a cedência do terreno onde os alunos vão desenvolver a actividade agrícola. No presente ano lectivo frequentam actualmente 2.268 alunos na escola do II ciclo do ensino secundário, distribuídos nas opções de ciências físicas-biológicas, económicas-jurídicas, humanas, energias renováveis e instalações eléctricas. O estabelecimento de ensino foi inaugurado em Agosto de 2014 e comporta 19 salas de aulas.

Mercado municipal

O mercado municipal de Mbanza Congo, no Zaire, vai beneficiar, a partir de Abril próximo, de obras de ampliação da sua capacidade, de 500 para mil bancadas. A directora do Comércio, Hotelaria e Turismo no Zaire, Isabel Fineza Keba, disse que o objectivo da ampliação do mercado é criar espaço para acolher os vendedores que exercem a actividade em locais impróprios.
A reabilitação, com a duração de três meses, inscreve-se no Programa de Investimentos Públicos do Governo Provincial. Neste momento estão em conclusão os trabalhos de ampliação do novo mercado municipal do Soyo, que deve ter a mesma capacidade instalada.

Tempo

Multimédia