Províncias

Alunos formados em tecnologias

Jaquelino Figueiredo | Soyo

Alunos do ensino primário do município do Soyo, na província do Zaire, passam a ter outro manual de estudo, com a aplicação de um projecto de formação denominado “O meu primeiro contacto com o computador”, uma iniciativa da Mediateca da circunscrição.

Iniciativa surge para incentivar os alunos do ensino primário ao uso das novas tecnologias
Fotografia: Jaquelino Figueiredo | Soyo

O projecto, iniciado no ano passado, visa acabar com o info-analfabetismo (analfabetismo informático) dos alunos do ensino primário e é patrocinado pela empresa Petromar.  
A segunda fase da formação, aberta este mês e que dura até Novembro, conta com a participação de 14.618 crianças de nove escolas do I ciclo do ensino primário da cidade do Soyo.
Os cursos devem incidir em módulos “como ligar e desligar o computador”, “como acessar um documento”, “como acessar a Internet” e “como ter acesso aos livros digitais”.
Neste segundo ano, foram seleccionadas as escolas do centro e periferia da cidade do Soyo, como a missionária Santo António do Mpinda, do bairro Fina, do Mongo Soyo, Garra, Kintambi, São Francisco de Assis do Kikudo e as escolas nº 8, 86, 14 e I ciclo do ensino primário.
O coordenador da Mediateca do Soyo, Jeremias Nunes, disse que a iniciativa surge para incentivar o uso das novas tecnologias de informação e para a erradicação do info-analfabetismo.
A Mediateca do Soyo, referiu, tem desenvolvido desde 2014 acções de formação de alunos que nunca antes tinham manuseado um computador.
A parceria com a empresa Petromar desde 2014 consubstancia-se na disponibilização de um meio de transporte para os alunos das diferentes escolas até à Mediateca e vice-versa. A concretização do projecto só foi possível com a parceria existente, que atendeu ao apelo, dada a sua importância social e tecnológica.
Além do projecto “O meu primeiro contacto com o computador”, a Mediateca prevê realizar outras acções, com destaque para a educação ambiental, curso de informática na óptica do utilizador, xadrez, olimpíadas do saber, cinema infantil, encontro com a história, viagem virtual e jornada infantil.

Tempo

Multimédia