Províncias

Autoridades tradicionais com meios de transportes

Fernando Neto | Mbanza Congo

O governador provincial do Zaire, Joanes André, entregou na sexta-feira, cinco viaturas aos coordenadores do Lumbu (tribunal tradicional) e seus secretários, nos municípios de Mbanza Congo e Soyo.

Autoridades tradicionais têm recebido vários apoios para melhorarem as suas actividades
Fotografia: Jornal de Angola

Joanes André explicou que se tratou de uma oferta do Presidente da República em reconhecimento pelo papel desempenhado pelos sobas na resolução de conflitos nas comunidades locais.
O governador considerou que o Lumbu, um recinto que acolhe julgamentos tradicionais desde tempos remotos, presta um serviço público, complementar ao tribunal convencional, razão pela qual merece o reconhecimento do Estado.
“O Presidente da República encarregou-nos de fazer a entrega destes meios, essenciais para a melhoria das condições de trabalho dos responsáveis do Lumbu”, disse Joanes André, antes de elogiar a forma como decorrem as sessões de julgamento, cujas sentenças são ditadas com base no consenso entre as partes desavindas.
Os municípios do Cuimba e Tomboco também vão ser alvo de idêntica iniciativa dentro em breve, de modo a facilitar a vida dos sobas que, para o exercício cabal das suas actividades, percorrem longas distâncias a pé.

Tempo

Multimédia