Províncias

Centro de formação em construção no Soyo

Manuel Tomás | Sumbe

O Zaire vai passar a dispor de um centro técnico-profissional de petróleos, actualmente em construção na vila petrolífera do Soyo, com vista a formar quadros neste sector, anunciou na terça-feira, no Sumbe, o governador da província.

Joanes André efectuou uma visita ao Instituto Nacional de Petróleos (INP), com o objectivo de se inteirar do seu funcionamento e ver como estão instalados os diversos equipamentos que contribuem para a formação integral dos estudantes.
O governador, que visitou o INP em 2009, confessou ter ficado impressionado com a evolução da instituição desde então, “o que significa que o Executivo está seriamente apostado na formação dos jovens angolanos e na redução da mão-de-obra estrangeira”. Para já, foram constituídas equipas técnicas que vão trabalhar em conjunto com outros ministérios, para ser encontrado um paradigma dos cursos a leccionar no centro técnico-profissional de petróleos do Soyo.
Joanes André referiu que o novo centro vai ter condições de alojamento para estudantes e professores, além de outras dependências que possibilitem ao técnico que sai da formação ser um profissional de referência e com capacidade para corresponder às exigências das empresas petrolíferas. />O director-geral do INP, Domingos Francisco, garantiu apoio na aquisição dos equipamentos de formação dos estudantes e no estágio dos técnicos das empresas petrolíferas. O INP tem, actualmente, matriculados 600 alunos, distribuídos por sete cursos, entre refinação, instrumentação, mecânica, geologia, minas e gás.
Também ministra cursos de nível profissional dirigidos aos trabalhadores das companhias petrolíferas.
O governador provincial do Zaire, acompanhado pelo vice-governador do Cuanza Sul para a área Técnica e Infra-estruturas, António Gama, e membros dos governos das duas províncias, também efectuou uma visita guiada aos laboratórios de instrumentação, electricidade, separação de produção e oficina didáctica.
Além disso, Joanes André visitou a biblioteca, lavandaria, posto médico, centro tecnológico e outras áreas do INP. No final, teve um encontro com o vice-governador António Gama e com membros da direcção do INP.

Tempo

Multimédia