Províncias

Centro materno em construção

O município do Tomboco conclui em Janeiro de 2014 um centro materno-infantil, com ca­pacidade para 80 camas, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos.

O facto foi anunciado segunda-feira à Angop pelo chefe de Secção de Saúde Pública do Tomboco, Casimiro Fernandes, tendo referido que as obras começaram em Maio e têm a duração de oito meses.
“O projecto deve estar concluído e entregue em Janeiro de 2014”, sublinhou o responsável da Saúde no Tomboco, afirmando que, além do centro, a localidade vai também contar, ainda este ano, com um bloco operatório.
A entrada em funcionamento dessas infra-estruturas, realçou, vai contribuir para melhorar a assistência médica e medicamentosa à população da região.
“Actualmente, muitos pacientes com necessidade de u­ma intervenção cirúrgica são evacuados para os municípios de Mbanza Congo e Nzeto, mas, com a construção desse bloco operatório no Tomboco, a situação é invertida”, referiu.
O município do Tomboco tem uma rede sanitária constituída por um centro hospitalar e oito postos médicos, distribuídos pelas localidades de Kinzau, Kinsimba e sede municipal, que funcionam com um corpo clínico composto por cinco médicos e 57 enfermeiros.

Tempo

Multimédia