Províncias

Construídas mais escolas no município de Tomboco

O administrador municipal de Tomboco, Gouveia da Silva Pedro, informou sábado que foram construídas no município, nos últimos dez anos, 30 escolas do I nível ao II ciclo do ensino secundário, com um total de 140 salas.

O administrador municipal de Tomboco, Gouveia da Silva Pedro, informou sábado que foram construídas no município, nos últimos dez anos, 30 escolas do I nível ao II ciclo do ensino secundário, com um total de 140 salas.
Gouveia da Silva Pedro disse à Angop que no presente ano lectivo foram matriculados na circunscrição 13.952 alunos do primeiro nível ao segundo ciclo do ensino secundário.
“É um esforço grande empreendido pelo Executivo para inverter o quadro desolador que assolava o sector da Educação. Antes do alcance da paz definitiva no país, o número de crianças matriculadas no sistema normal de educação ao nível do nosso município não passava dos dois mil, devido à insuficiência de escolas”, lembrou.
 O responsável afirmou que está em construção na sede municipal do Tomboco uma escola com oito salas, com capacidade de absorver mais de 900 alunos em três períodos, cujas obras se encontram na fase derradeira.
“Arrancam dentro de dias, as obras de construção de mais duas escolas de 12 salas cada. Acredito que com a sua conclusão um número considerável de crianças em idade escolar pode ser matriculado no sistema normal de ensino no próximo ano lectivo aqui no Tomboco”, referiu.
Além do sector da Educação, disse, avanços significativos foram igualmente registados nos sectores da saúde, agricultura, energia e águas ao nível do município do Tomboco.
“ O governo apostou fortemente nestes sectores da vida social. Estamos satisfeitos por isso e a população agradece todo este empenho da autoridades”, notou.
Gouveia da Silva estimou em mais de 80 por cento o número de habitantes que actualmente consomem água potável fruto da construção pelo Executivo de sistemas de captação, distribuição e tratamento deste líquido em diversas localidades do município.
  Com uma extensão de pouco mais de oito mil quilómetros quadrados, o município do Tomboco tem uma densidade populacional estimada em mais de 40 mil habitantes distribuídos em três comunas: Kinzau, Kinsimba e Sede.
A localidade assinalou no dia 1 de Agosto 40 anos de existência desde que ascendeu à categoria de vila, em 1972.

Tempo

Multimédia