Províncias

Cuimba com mais energia

Kayila Silvina | Cuimba

O município do Cuimba, na província do Zaire, vai ter reforçada, até ao mês que vem, a capacidade de distribuição de energia eléctrica às populações urbanas e suburbanas, com a montagem de dois grupos geradores, de 500 e 450 kvas.

Montagem de grupos geradores vai aumentar a capacidade da electricidade no município
Fotografia: Kayila Silvina | Cuimba

O governador provincial, Joanes André, reiterou a vontade do seu Governo continuar a trabalhar na melhoria das vias de acesso, energia eléctrica, água potável, ensino e saúde.
“Estes sectores devem continuar a merecer uma especial atenção do nosso Governo”, referiu, para depois anunciar a execução, para breve, de várias infra-estruturas nos mais variados domínios da vida socioeconómica na região, sublinhando que, para o êxito das referidas acções, é necessário haver a colaboração da população.
O governador adiantou que o seu pelouro contratou uma empresa para reabilitar dois troços rodoviários que interligam a sede municipal do Cuimba e as comunas da Serra da Canda, Buela e Luvaca. A empreitada inclui, ainda, acções de requalificação da sede municipal do Cuimba, que deve ficar concluído até 2016.
Na visita ao municípipo do Cuimba, Joanes André verificou o andamento de vários projectos sociais em curso, com destaque para as duas escolas do I e II ciclo do ensino secundário, uma de 24 salas e outra de 20, e 200 fogos habitacionais.
Aos habitantes do Cuimba, Joanes André pediu mais colaboração com o novo administrador municipal apresentado, Afonso Morais Kuedi, para que o curso funcional das actividades seja coroado de êxito. O também município fronteiriço do Cuimba, situado a nordeste de Mbanza Congo, ocupa uma área geográfica de 3.489 quilómetros quadrados, subdividida em quatro comunas, designadamente sede, Luvaca, Buela e Serra de Canda.

Tempo

Multimédia