Províncias

Cursos intensivos no Zaire realizados a partir de Julho

VíctorMayala | Mbanza Congo

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) passa, a partir de Julho próximo, a ministrar vários cursos intensivos de artes e ofícios no Zaire, anunciou sexta-feira o responsável provincial da instituição.

Objectivo é fomentar o auto-emprego
Fotografia: Adolfo Dumbo |

Kibantu João disse ao Jornal de Angola que vão ser ministrados, com duração de três meses, cursos de bar e mesa, cabeleireiro e barbeiro, instalação e manutenção de antenas parabólicas e mecânica de geradores de pequeno porte.
Numa primeira fase, indicou, os cursos são leccionados apenas em Mbanza Congo, como experiência piloto, e depois seguir-se-ão os municípios de Tomboco e Nóqui.
Segundo Kibantu João, a ideia é dar oportunidade aos cidadãos, em particular os jovens da região, para aprenderem um ofício para garantir o auto-emprego.
Os cursos são realizados no quadro de um programa de formação técnico-profissional denominado “Avanço”, gizado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Neste momento, referiu, foram já recrutados quatro formadores para cada curso, mas serão seleccionados apenas dois instrutores que serão capacitados durante 14 dias. A acção de formação dos referidos instrutores tem início na primeira semana do próximo mês. “Os cursos começam a ser ministrados imediatamente depois da formação dos professores”, indicou Kibantu João, para quem o número de candidatos a inscrever em cada especialidade deverá ser determinado em função da quantidade do material que o Ministério de tutela vai disponibilizar.
A nível do Zaire existem quatro unidades de formação técnico-profissional, sendo dois pavilhões em artes e ofícios, uma unidade móvel e um centro integrado de emprego e formação profissional, situados nos municípios do Nzeto, Cuimba, Mbanza Congo e Soyo, respectivamente.
As acções de formação profissional tiveram início na região no ano de 2006, tendo sido já formados 6.614 cidadãos, entre homens e mulheres.

Tempo

Multimédia