Províncias

Debatido papel da mulher na sociedade angolana

Fernando Neto | Mbanza Congo


 “O papel da mulher na transformação do homem” foi tema de uma palestra, em Mbanza Congo, realizada pela Escola Superior Politécnica no âmbito das IV Jornadas Março Mulher.

A coordenadora do curso de psicologia daquele estabelecimento de ensino disse ser importante que “mulher e homem partilhem os mesmos ideais para ultrapassarem barreiras e construírem uma boa nação”.
Arles Gómez, que elogiou a mulher angolana por continuar apostada na luta pela igualdade de oportunidades nos vários sectores, referiu que “ela já desempenha cargos que antes não passavam de sonhos”.
 A mudança de mentalidade, prosseguiu, tem muito a ver com os esforços de profissionalização e de procura de conhecimentos que as mulheres angolanas conseguiram nos últimos anos por mérito próprio. A oradora realçou igualmente a importância do papel das mulheres nos meios rurais e suburbanos, onde além de serem mães têm de trabalhar a terra para o sustento da família.
 Arles Gómez disse que a estabilidade política e social, permitiu maior afirmação das mulheres, que são cada vez mais as que têm um papel activo no desenvolvimento da sociedade, mas que “ainda encontram obstáculos no percurso para a sua plena emancipação, sobretudo por falta de oportunidades, pelas desigualdades salariais, analfabetismo e violência doméstica”.
A vice-governadora do Zaire para o sector técnico e infra-estruturas, Ângela Diogo, também elogiou a importância do encontro que permitiu a discussão de “um tema que reflecte a realidade da mulher no contexto angolano”.

Tempo

Multimédia