Províncias

Defendida a aplicação de novas técnicas

Fernando Neto| Tomboco

As autoridades da província do Zaire estão apostadas na criação de condições que permitam à classe docente aprimorar as técnicas pedagógicas, para a melhoria da qualidade do ensino na região, afirmou, na comuna do Kinsimba, município do Tomboco, o governador provincial.

Número de crianças no sistema normal de ensino no Zaire aumentou consideravelmente neste ano lectivo com a construção de mais salas de aula
Fotografia: Garcia Matatoyoko|Tomoco-Edições Novembro

Joanes André fez o pronunciamento por ocasião da abertura do ano lectivo em Kinsimba, onde inaugurou uma escola de 17 salas, para alunos do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário, cujas obras ficaram orçadas em 2 milhões e meio de dólares.A província do Zaire conta agora com 2.372 salas de aula, que permitem aumentar o número de alunos no sistema normal de ensino, de 127 mil para 178 mil, desde 2012, afirmou o governador. 
A escola do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário de Kinsimba, que vai albergar, em dois turnos, mais 1.300 alunos, possui dois laboratórios, um de física e outro de química, além de refeitório e área administrativa.  “Vamos continuar a trabalhar na construção de novas escolas em todos os municípios, para que os nossos filhos estudem em melhores condições”, disse.
O governador entregou diverso material didáctico aos alunos da referida escola e encabeçou a campanha de plantação de árvores ornamentais no recinto escolar, em homenagem ao dia dedicado ao ambiente. O estudante Afonso Luzingo, vencedor do concurso nacional de Literatura  2016, foi agraciado pelo governador com um computador portátil.
O município do Tomboco tem 120 salas do ensino primário, 36 do I ciclo e 20 do II ciclo. Neste ano lectivo, foram matriculados no município do Tomboco 10.789 alunos, assegurados por 407 professores. O responsável municipal da Educação, Pedro Seke Alberto, anunciou  que a região precisa de mais 43 professores, para suprir o défice existente. José Joanes André aproveitou a sua estadia no município do Tomboco para constatar a execução das obras de quatro vias urbanas da referida vila, num total de quatro quilómetros. Nas referidas vias, já foram aplicados os lancis e contra lancis. O asfalto começa a ser aplicado em Abril próximo.

Tempo

Multimédia