Províncias

Departamento Provincial reforça o combate à pólio

Kayila Silvina | Mbanza Congo

A vacina trivalente, até então ministrada para a protecção de crianças contra a poliomielite do tipo 1, 2 e 3, foi substituída pela bivalente, sexta-feira em Mbanza Congo, numa cerimónia orientada pelo chefe do Departamento Provincial do Zaire da Saúde Pública, Fonseca João Lemos Miala.

A nova vacina já está a ser ministrada em todas as unidades sanitárias da província do Zaire
Fotografia: Santos Pedro

O responsável pela Saúde Pública na província informou que já foram capacitados 12 técnicos para garantir que a troca da vacina aconteça de forma rápida e eficaz. João Lemos Miala fez saber que o departamento recebeu da Direcção Nacional da Saúde 34 mil doses de vacina, para serem administradas nos próximos seis meses, bem como realçou o facto de o país não registar, desde 1999, casos de poliomielite do tipo 2.
“A vacina trivalente já foi recolhida e está a ser administrada, desde 28 de Abril, a vacina bivalente, em todas as unidades sanitárias da  província”, afirmou o chefe do Departamento do Zaire da Saúde Pública, que aconselha as mães a levarem as crianças aos centros de vacinação, para serem imunizadas contra a poliomielite.

Tempo

Multimédia