Províncias

Diminuem casos de malária

 Um total 3.160 casos de malária foram notificados, de Janeiro a Março deste ano, pelas autoridades sanitárias no município do Tomboco, província do Zaire, o que significa uma diminuição de 1.419 casos em comparação a igual período do ano anterior.

Milhares de mosquiteiros foram distribuídos para evitar a propagação da doença na região
Fotografia: Jornal de Angola |

O chefe de Secção Municipal da Saúde Pública e controlo de endemias no Tomboco, Casimiro Nzinga Fernandes, que avançou a informação à Angop, disse que, durante o período em balanço, registaram-se dez óbitos por malária, com maior incidência em crianças menores de cinco anos. No quadro da estratégia do Executivo de combate à doença, a Secção Municipal da Saúde Pública e Controlo de Endemias distribuiu cerca de seis mil mosquiteiros impregnados com insecticida em diversas unidades sanitárias da região.
A redução dos índices de malária na circunscrição também tem a ver com a expansão da rede sanitária em diversas localidades do município, facilitando, deste modo, o acesso das populações aos serviços de saúde.
Subdividido em três comunas, o município do Tomboco, na província do Zaire, tem uma rede sanitária composta por um centro hospitalar e nove postos médicos.

Tempo

Multimédia