Províncias

Doentes com Sida beneficiam de apoio

Fernando Neto | Mbanza Congo

Os doentes de Sida controlados pelo Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntário do Hospital Provincial do Zaire passam a receber, uma vez por mês, produtos alimentares da direcção local do Ministério da Assistência e Reinserção Social.

A primeira entrega de produtos foi feita aos responsáveis do projecto “Muenho” uma rede de activistas que trabalha com os seropositivos
Fotografia: Victor Mayala | Mbanza Congo

A primeira entrega de produtos, entre leite, arroz, açúcar, feijão e óleo vegetal, foi feita, no sábado, aos responsáveis do projecto “Muenho”, uma rede de activistas que trabalha com pessoas portadoras do vírus do VIH/Sida, num acto que decorreu no hospital provincial.
Manuel José António, director da Assistência e Reinserção Social no Zaire, explicou que a acção visa reforçar a dieta alimentar dos doentes.
A coordenadora da rede “Muenho”, Maria Liliana Nunes, solicitou mais apoios a toda a sociedade, para diminuir a carência de alimentos que afecta os doentes de Sida no Zaire.
No acto de entrega do donativo, o director do hospital, Domingos da Silva, referiu que apoios do género servem também de estímulo àquele grupo social, que tem sido vítima de discriminação e enfrenta muitas dificuldades para a obtenção de emprego e de meios de subsistência.
“A questão do estigma no Zaire não difere do contexto nacional. Há pessoas que assimilam rapidamente o facto de estarem infectadas, umas necessitam de mais ajuda e afecto e outras ainda criam uma certa reacção de afastamento”, disse.
Domingos da Silva disse que a necessidade da iniciativa da direcção provincial do Ministério da Assdistência e Reinserção Social (MINARS) deve ser extensiva aos demais municípios da província.
Ao Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária do Zaire acorreram, este ano, 9.479 pessoas, das quais 134 tiveram resultados positivos. Durante o período em análise, a doença causou a morte de 11 pessoas. Estão a ser acompanhados na província do Zaire 94 seropositivos, segundo Domingos da Silva . 

Tempo

Multimédia