Províncias

Ensino especial promove a inclusão social

Um grupo de 52 alunos com necessidades especiais de aprendizagem frequenta, desde o início deste ano lectivo, em Mbanza Congo, província do Zaire, o ensino especial, numa escola vocacionada para o efeito.

Professores surpreendidos pelo desempenho dos alunos com necessidades especiais
Fotografia: João Gomes

O subdirector da escola, Afonso Tandu, disse à Angop que a instituição de ensino surge no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento da educação especial, para responder às necessidades de pessoas que precisam de mais atenção em termos de ensino.
Na escola de ensino especial estão inscritos alunos com idades compreendidas entre os seis e 32 anos, com problemas mentais e auditivos.
Afonso Tandu considerou positivo o desempenho académico dos alunos, cuja capacidade de aprendizagem “surpreende” os professores.
“Os alunos da província possuem uma capacidade surpreendente, pois em pouco tempo, muitos aprenderam a ler e escrever”, salientou.
A escola do ensino especial, cujo funcionamento é apoiado pelo Governo Provincial do Zaire, existe há um ano, está equipada com meios electrónicos apropriados às características dos alunos que a frequentam e tem três professores. 

Milhares de crianças
/>
Um total de 39 mil crianças menores de dez anos vão ser imunizadas contra o sarampo e poliomielite, no município do Soyo, no âmbito da Campanha Nacional de Vacinação que arrancou hoje e se vai entender até 5 de Outubro. O chefe de secção Municipal da Saúde Pública e Controlo de Endemias, José Pedro Cristina, garantiu haver condições humanas e logísticas para o arranque da empreitada, que prevê também administrar vitamina A para prevenir as crianças  da cegueira.
 A campanha de vacinação vai ter duas fases, a primeira das quais decorre a partir de hoje até ao próximo dia 28 em zonas urbanas, enquanto a segunda vai de 28 de Setembro a 5 de Outubro, nas localidades rurais. José Pedro Cristina disse esperar a colaboração da sociedade civil, como igrejas, organizações juvenis, pais e encarregados de educação, para o êxito da campanha.

Tempo

Multimédia