Províncias

Estudantes dominam mal processos de investigação

Víctor Mayala | Mbanza Congo

O professor universitário Pedro Barros afirmou, em Mbanza Congo, que boa parte dos estudantes dominam mal as metodologias de investigação científica, o que se reflecte “na elaboração de trabalhos desestruturados” de fim de curso.

O docente, que falava numa palestra sobre “Metodologia de Elaboração do Trabalho de Fim de Curso”, referiu a importância de alterar a situação, pois “a função da Universidade é também a investigação científica e não apenas a simples transmissão de conhecimentos”. O objectivo da investigação científica, recordou, é a criação do saber, interrogar e actualizar o conhecimento.  Em função disso, prosseguiu, os estudantes devem considerar a biblioteca como lugar privilegiado de estudo e de consulta.
Pedro Barros declarou ser necessário ter grande interesse pela área que se pretende estudar e usar adequadamente os métodos de investigação científica.
O especialista em Ciências da Educação disse que o método científico é o diálogo entre o homem e a natureza que permite questionar e obter respostas.

Tempo

Multimédia