Províncias

Fórum pede reforço de estratégias de luta

A intensificação de acções para o combate à violência doméstica e fuga à paternidade figuram entre as recomendações saídas no final dos trabalhos do fórum municipal de auscultação à mulher rural, que decorreu quinta-feira, na cidade de Mbanza Kongo.

Vista parcial da cidade de Mbanza Kongo, a capital do Zaire
Fotografia: Jaquelino Figueiredo| Edições Novembro

De acordo com o comunicado, os participantes recomendaram também a extensão do projecto “Água para Todos” em todas as localidades do município onde há escassez, bem como a recuperação dos pequenos sistemas e postos de abastecimento de água a nível das comunidades.
Intensificar medidas que visam incentivar o saneamento básico nos locais de residência e o tratamento do lixo doméstico, assim como aprofundar o processo de humanização dos serviços de saúde a nível local constam, igualmente, das conclusões do fórum.
Orientado pela administradora municipal de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiese, o certame recomendou ainda a necessidade de continuar-se com as campanhas de sensibilização para a vacinação no município sede, bem como prestar mais apoio aos alfabetizadores.
Fortalecer políticas de socialização, através da educação primária para a conservação dos valores morais nas famílias, é também uma das recomendações saídas do fórum, que decorreu sob o lema: “Promover a mulher rural para dinamizar o desenvolvimento local e o combate à pobreza”. Participaram no encontro 133 membros oriundos das comunas de Kalambata, Luvo, Nkiende, Madimba, Kaluka e Sede.

Tempo

Multimédia