Províncias

Gestão de arquivos é tema de seminário

Víctor Mayala | Mbanza Congo

Funcionários de distintos órgãos da Administração Pública em Mbanza Congo participam desde quarta-feira num seminário de capacitação de instrutores de classificação e gestão de arquivos, numa iniciativa do Centro de Documentação e Informação do Governo Provincial (CDI).

A abertura do encontro, que decorre até ao dia 25 do corrente mês, coube ao governador provincial, Joanes André, que destacou a importância dos arquivos na administração pública, pois quando ele é bem organizado constitui uma ferramenta valiosa, não apenas para aprovar os actos administrativos praticados no dia-a-dia, mas também como um elemento essencial para o conhecimento futuro das realizações, servindo de testemunho para a memória colectiva.
“A informação tem um poder que merece a nossa melhor atenção. Ela tem regras, técnicas, sigilo ou sistemas de segurança, que devem ser dominados pelos seus autores”, disse Joanes André, para quem o desenvolvimento sustentável e harmonioso do país e da província do Zaire em particular passa pela existência de quadros bem dotados, que consigam conduzir e compreender os novos métodos e tecnologias.
Joanes André afirmou que a acção faz parte de uma estratégia que visa dar corpo ao plano nacional de formação de quadros, concebido pelo Executivo liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos.
“Esta formação é de suma importância. Vamos continuar a capacitar os quadros nos diversos níveis da administração pública, nos demais municípios da província”, referiu.
O governante defendeu no encontro, que contou com a presença de alguns directores provinciais, a digitalização dos arquivos, para evitar o acúmulo de papéis.

Tempo

Multimédia