Províncias

Gestores de escolas melhor preparados

Kayila Silvina| Mbanza Congo

A gestão de instituições de ensino a nível da província do Zaire vai conhecer brevemente melhorias significativas, depois de um grupo de 59 gestores escolares terem participado, em Mbanza Congo, num seminário de refrescamento em matérias sobre o funcionamento das escolas do ensino primário.

Promovida pela repartição municipal da Educação, a acção formativa visou fortalecer as capacidades pedagógicas, metodológicas e a actuação dos directores dos estabelecimentos para um melhor exercício da actividade de administração escolar.
O encontro visou igualmente a melhoria das técnicas pedagógicas que possam promover a qualidade de ensino desejada.Durante a formação, os participantes abordaram vários temas, com destaque para a função da administração escolar, relações humanas e públicas, delegação do poder do director, comunicação e negociação, tomada de decisão e resolução de problemas e o sistema de avaliação escolar.
O director provincial da Educação em exercício do Zaire, Pedro Mendes Gomes, valorizou a realização do seminário, por abordar temáticas importantes sobre a administração de uma escola como empresa.
Pedro Gomes aconselhou os directores escolares e professores a continuarem a trabalhar na melhoria da qualidade de ensino, para garantir o sucesso escolar dos alunos em diferentes domínios do saber, quer do psicológico e cultural, quer do académico.

Tempo

Multimédia