Províncias

Gestores de instituições participam em formação

Kayila Silvina | Mbanza Congo

Directores escolares do ensino primário no município de Mbanza Congo, no Zaire, participam desde quarta-feira num seminário de capacitação sobre monitorização e acompanhamento do trabalho do docente, promovido pela Repartição Municipal da Educação.

Directores aprimoram os conhecimentos
Fotografia: KayilaSilvina| Mbanza Congo

O seminário tem a duração de quatro dias e nele participam cinco supervisores e dois formadores, que abordam temas como conceito de monitorização, supervisão e apoio, instrumentos disponíveis para que os directores possam realizar visitas de supervisão às aulas e as metodologias a utilizar.
A acção formativa tem, entre outros objectivos, dotar os 45 directores de escolas de conhecimentos sobre a monitorização coesa, que ajude a melhorar o desempenho na gestão dos estabelecimentos de ensino primário. O coordenador do Centro de Formação, Paulo Pedro Maria, defendeu a realização periódica de acções formativas destinadas a directores e professores escolares, porque alguns não têm agregação pedagógica para exercer actividade educativa.
No acto de abertura, a administradora municipal de Mbanza Congo, Isabel Nlandu Morena, disse ser fundamental a formação constante dos directores escolares, para assegurar o melhor funcionamento das escolas na região.
Isabel Morena disse que este seminário enquadra-se nos objectivos gerais do ensino primário plasmados na lei de base do subsistema de educação. No seminário participam directores escolares provenientes das comunas de Calambata, Madimba, Nquiende, Luvo, Caluca e Sede.

Tempo

Multimédia