Províncias

Governo expande serviços de Saúde

Fernando Neto | Kifuma

O governador do Zaire disse ontem, em Kifuma, Soyo, que o sector da Saúde é um dos principais pilares do plano estratégico de desenvolvimento da província.

O governador do Zaire disse ontem, em Kifuma, Soyo, que o sector da Saúde é um dos principais pilares do plano estratégico de desenvolvimento da província. A construção de um hospital provincial, com capacidade para 377 camas, a reabilitação dos hospitais municipais e a instalação de novos equipamentos médicos, salientou, permitem aumentar a capacidade de atendimento médico e medicamentoso.
Joanes André, que falava numa palestra sobre o desenvolvimento socioeconómico e cultural na província destinado aos participantes num acampamento de estudantes, referiu que a rede hospitalar no município do Soyo, com cerca de 600 mil habitantes, tem 86 camas.
“Atendendo a esta realidade, incluímos no plano director a construção de 22 unidades hospitalares e o objectivo é em 2014 edificar 96 e três anos depois 109”, anunciou.
Nos municípios do Soyo e Cuimba, disse, foram construídas infra-estruturas sanitárias, onde funcionam os hospitais municipais, o que vai suceder acção também nos restantes municípios. O governador, disse além da agricultura, a prioridade é rícolas e turísticas da província, sublinhou que a exploração destes recursos naturais depende essencialmente do fim da colocação de asfalto nas principais vias.  A prioridade, disse, é a auto-estrada que liga o Bengo ao Soyo, passando pelo Nzeto e o troço Mbanza Congo/Nóqui.

Tempo

Multimédia