Províncias

Hospital com serviços diversificados

O Hospital Municipal do Cuimba beneficia de obras de reabilitação e ampliação, visando aumentar a sua capacidade de internamento e diversificar os serviços médicos prestados à população, disse à Angop o director provincial do Zaire da Saúde.

Criadas soluções para aproximar os serviços de assistência médica junto da população
Fotografia: Santos Pedro

João Miguel Paulo informou que o hospital em reabilitação vai congregar um espaço para bloco operatório e respectivas salas de atendimento pré e pós-operatório, banco de urgência e salas de esterilização de material cirúrgico.
Com esta infra-estrutura, os  pacientes do Cuimba vão deixar de acorrer ao Hospital Provincial de Mbanza Congo para operações cirúrgicas.
“O Governo Provincial procura soluções para aproximar os serviços de Saúde à população, evitando, deste modo, a deslocação para Mbanza Congo, o que muitas vezes resulta em perdas de vidas humanas antes de chegar ao destino”, aclarou.
O município do Cuimba dista 62 quilómetros a nordeste de Mbanza Congo e conta com uma população estimada em 65 mil habitantes.

Rua principal da vila


Os trabalhos de reabilitação e asfaltagem da principal rua da vila do Cuimba, a 62 quilómetros da cidade de Mbanza Congo, iniciados este ano, estão a deixar satisfeito o coordenador das autoridades tradicionais, Ntinti Lulendo, que disse que a iniciativa contribui para a melhoria da circulação de pessoas e bens.
Em declarações à Angop, manifestou satisfação pelo facto de ser a primeira rua a receber tapete asfáltico na história daquele município, tendo para isso sugerido que a mesma seja denominada José Eduardo dos Santos, em reconhecimento ao papel do Chefe do Executivo em prol da nação. Ntinti Lulendo disse ainda que o início da requalificação das ruas do Cuimba é o virar da página para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
“Este trabalho é fruto do empenho pessoal do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na resolução dos problemas que afligem as populações”, reconheceu.
Cuimba tem uma superfície de 3.499 quilómetros quadrados, com uma densidade populacional de 64.613 habitantes, distribuídos em quatro comunas, Luvaca, Buela, Serra da Canda e Sede.

Tempo

Multimédia