Províncias

Incêndio destrói bloco operatório

Um incêndio  deflagrou na madrugada de ontem no segundo bloco operatório do Hospital Provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, tendo provocado danos consideráveis aos equipamentos instalados naquela unidade sanitária.

Fotografia: DR

De acordo com o director clínico do hospital, Pedro Gomes,  o incêndio foi causado por um curto-circuito. “Por volta das 4 horas da madrugada, fomos surpreendidos por um incêndio que provocou danos enormes no segundo bloco operatório, utilizado para as cirurgias infectadas. Perdemos a mesa de cirurgia, a máquina de anestesia, a lâmpada utilizada para o bloco, entre outros equipamentos”, explicou.
Segundo o responsável, os técnicos de saúde continuam a trabalhar para se determinar com exactidão os prejuízos materiais provocados por este incêndio que ocorreu na maior unidade sanitária da província.
Disse que a reposição dos equipamentos danificados poderá levar algum tempo, a julgar pela conjuntura económica e financeira que o país vive actualmente.
“Como alternativa de momento, pensamos utilizar um pequeno anexo do bloco um para atendermos os casos mais graves, enquanto aguardamos a recuperação do bloco II na sua totalidade”, disse.
Acrescentou que, em média, eram atendidos, diariamente, dois pacientes no aludido bloco operatório, cujos trabalhos são assegurados por nove técnicos, entre os quais três expatriados.
O Hospital Provincial do Zaire tem uma capacidade de 149 camas e presta serviços nas áreas de Pediatria, Medicina Geral, Cirurgia, Ortopedia, Maternidade e Obstetrícia.

Tempo

Multimédia