Províncias

Instalada primeira turbina para fornercer energia ao país

A primeira turbina a gás de 125 megawatts, das seis previstas para o projecto do ciclo combinado em construção no município do Soyo, incluindo o seu respectivo alternador, começou a ser montado no mês de Julho, informou ontem, naquela cidade, o director do projecto.

Projecto combinado responde às necessidades energéticas da região em particular e do país em geral
Fotografia: Dombele Bernardo

Edson Silva assegurou que os trabalhos decorrem sem sobressaltos e garantiu que, até ao primeiro trimestre de 2017, a primeira turbina pode produzir energia eléctrica para a rede nacional. 
Para Edson Silva, a empresa encarregada da montagem deste projecto, iniciado no segundo trimestre de 2014, está a fazer tudo para cumprir os prazos contratuais, e fornecer energia eléctrica para a província do Zaire e não só.
Neste momento, Edson Silva explicou que o grau de execução física do projecto está estimado em 45 por cento, concretamente aos trabalhos de construção civil, execução das bases onde serão colocadas as restantes turbinas a gás, bem como os tanques de combustíveis. O director do projecto informou que, nesta fase, os trabalhos do ciclo combinado do Soyo se circunscrevem ao alinhamento do eixo da máquina (turbina) e serviços técnicos. 
Edson Silva reiterou o envolvimento dos técnicos nacionais e expatriados em colocar em funcionamento a primeira turbina à gás nos prazos referenciados. “O pleno funcionamento das seis turbinas, sendo quatro a gás e duas a vapor, com capacidade de produzir cerca de 750 megawatts está prevista para Novembro de 2018.”
O projecto responde às necessidades energéticas da região, em particular, e do país, em geral, porquanto será interligado com o sistema nacional de distribuição de energia eléctrica, disse Edson Silva, que acrescentou:
Ao todo, disse Edson Silva, 440 trabalhadores, dos quais 220 nacionais, estão envolvidos na edificação deste projecto energético de âmbito nacional.

Tempo

Multimédia