Províncias

Instituto do Zaire divulga critérios de homologação

Os critérios, requisitos e procedimentos utilizados na análise dos processos de homologação e reconhecimento dos estudos académicos e na criação de institutos de formação superior foram divulgados na quarta-feira, em Mbanza Congo, província do Zaire, durante uma palestra.

Promovida pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), a palestra serviu para elucidar à classe académica as formas legais que devem ser observadas na constituição de instituições de formação superior, em vigor no país.
Dirigindo-se aos presentes no encontro de divulgação, o director nacional do INAAREES, Afonso Dala, admitiu existir desconhecimento das leis e normas que regulam este subsistema do ensino superior no país por parte dos promotores e gestores de instituições privadas, facto que cria constrangimentos no processo de ensino-aprendizagem. />Na abertura do seminário, o vice-governador do Zaire para o sector Político e Social, Rogério Eduardo Zabila, recordou ser aposta do Executivo melhorar a qualidade do ensino para conferir confiança aos operadores económicos e à sociedade em geral.
Sublinhou que o desenvolvimento de uma nação passa, necessariamente, pela qualificação do capital humano, anuindo que, neste momento, se verifica um aumento da oferta em termos de formação superior no país, sem obedecer ainda às exigências de um ensino de qualidade. Para inverter o quadro, considerou fundamental o surgimento do instituto regulador que garante a autenticidade dos diplomas.

Tempo

Multimédia