Províncias

Laboratório de Física já em funcionamento

Fernando Neto | Mbanza Congo

O laboratório para as aulas práticas dos estudantes do curso de Física da Escola Superior Politécnica de Mbanza Congo, na província do Zaire, vai entrar em funcionamento ainda este mês, garantiu na terça-feira o director em exercício da instituição.

Estabelecimento de ensino no Zaire melhorou bastante as condições das aulas práticas
Fotografia: Adolfo Dumbo | Mbanza Congo


Zolana Avelino explicou que o laboratório vai funcionar numa das salas da instituição, onde a reitoria da Universidade decidiu instalar, numa primeira fase,  alguns equipamentos básicos.
O material foi adquirido na Alemanha, num montante de 69 milhões de kwanzas, valor que inclui também os serviços de montagem e formação dos professores no país. O funcionamento do laboratório vai ser assegurado por professores angolanos e cubanos, que vão trabalhar em estreita colaboração com as Universidades Kimpa Vita, no Uíge, e José Eduardo dos Santos, no Huambo.
O director da instituição, Zolana Avelino, defende a realização de um concurso público para a admissão de mais professores angolanos, dado os estrangeiros terem um contrato de apenas dois anos.
O funcionamento da Escola Superior, adstrita à Universidade 11 de Novembro, é assegurada por 52 docentes, dos quais 27 angolanos.

Tempo

Multimédia