Províncias

Luz de Cambambe distribuída no Zaire

Fernando Neto | Nzeto

A partir do dia 22 deste mês, muitos habitantes do município piscatório do Nzeto, na província do Zaire, vão beneficiar de forma efectiva de energia eléctrica produzida a partir da barragem hidroeléctrica de Cambambe, no Cuanza Norte.

Rede de distribuição de energia em expansão
Fotografia: Dombele Bernardo

Neste momento, decorre a fase experimental, que abrange apenas algumas casas, enquanto os especialistas, no terreno, efectuam testes à rede de distribuição de energia eléctrica, que deve  ser inaugurada dentro de mais ou menos duas semanas.
O governador provincial do Zaire, José Joanes André, que assistiu às primeiras ligações domiciliares, considerou que a energia eléctrica da barragem de Cambambe vai propiciar condições expeditas para o relançamento do sector industrial da região.
Joanes André falava numa palestra subordinada ao tema “O Desenvolvimento do Zaire é Uma Certeza”, no âmbito das actividades do 11 de Novembro, para explicar as acções em curso nos domínios das vias de comunicação, energia eléctrica e água potável.
Durante a palestra, o governador  provincial sublinhou que, com a chegada de uma energia estável na província, certamente outros ramos de actividade vão ser alavancados por arrasto, o que vai criar oportunidades de trabalho para a juventude.
“A juventude constitui um factor determinante no processo de desenvolvimento de uma sociedade”, frisou o governador provincial, que, no Nzeto, entregou lotes de terreno, no quadro do Programa de Autoconstrução Dirigida, levado a cabo pelo Executivo.
Um total de 40 hectares de terra, na localidade de Kinanga foram distribuídos a 180 pessoas. As casas a serem construídas devem obedecer à tipologia T4, de acordo com o projecto entregue pela Administração Municipal.

Tempo

Multimédia