Províncias

Madimba tem novas escolas

Fernando Neto | Madimba

A comuna de Madimba, no município de Mbanza Congo, conta, ainda este ano, com novas infra-estruturas sociais, em construção no âmbito do Programa de Combate à Pobreza.

Fotografia: JAimagens

Entre as infra-estruturas em construção para melhorar as condições de vida dos habitantes locais constam duas escolas de três salas cada, nas aldeias de Quitoma e Bela Vista, onde as crianças continuam a ter aulas em instalações improvisadas de pau a pique, cobertas de chapas de zinco e capim.
O administrador municipal adjunto de Mbanza Congo, Henrique Luzolo, que realizou uma visita de trabalho à comuna, com o objectivo de aferir o seu desenvolvimento social e económico, referiu que as escolas em construção vão ser ampliadas, contando com mais três salas no próximo ano.
Construir unidades escolares em cada aldeia visa encurtar as distâncias que são percorridas pelos alunos. Na sede comunal de Madimba estão igualmente em construção várias outras infra-estruturas, com destaque para seis casas protocolares, duas casas para o administrador comunal e seu adjunto e uma casa da juventude. A nova esquadra da Polícia Nacional beneficia neste momento de vedação. A administração comunal de Madimba funciona em instalações herdadas do regime colonial.
O empreendimento está a beneficiar de obras de restauro, facto que deixa orgulhoso o administrador comunal, Miguel Maria Henrique, que confirmou haver mudanças significativas na vila.
No total, são 13 as obras lançadas pela administração municipal de Mbanza Congo na comuna. Miguel Maria Henrique informou que alguns empreiteiros não estão a cumprir os prazos.
Em Madimba, os serviços de abastecimento e fornecimento de água e energia eléctrica vão também conhecer melhorias significativas nos próximos tempos.
O Governo Provincial do Zaire contratou uma empresa que trabalha neste momento na estruturação da rede de transporta de água potável para as localidades da região.
“Estas infra-estruturas vão melhorar substancialmente a vida das populações”, disse Henrique Luzolo, que pediu aos empreiteiros o cumprimento escrupuloso dos prazos acordados.
A comuna de Madimba tem uma população de 4.219 habitantes, cuja actividade principal é a agricultura de subsistência. Possui quatro regedorias, constituídas por 40 aldeias.

Tempo

Multimédia