Províncias

Mbanza Congo tem novo hospital

Víctor Mayala e Fernando Neto | Mbanza Congo

Mbanza Congo conta com um novo Hospital Municipal, com 100 camas e apetrechado com meios modernos, construído no Bairro 11 de Novembro e inaugurado pelo governador Joanes André, numa cerimónia testemunhada por membros do Governo Provincial, representantes de partidos políticos, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais e população.

O Governo aposta na melhoria da assistência à população de Mbanza Congo e arredores
Fotografia: Garcia Mayatoko | Mbanza Congo

Projectado numa área de 6.520 metros quadrados, o novo Hospital Municipal de Mbanza Congo custou 3,2 mil milhões de kwanzas. Tem quatro salas de medicina geral, duas de pediatria, salas de maternidade, banco de urgência, salas de observação e serviço de epidemiologia.
O hospital tem quatro salas para consultas externas, laboratório, farmácia, bloco operatório, refeitório, lavandaria e área administrativa.
Todos os pacientes que se encontravam internados nas antigas instalações foram transferidos.
Bealveline Mamputo, 23 anos e internada com o seu bebé de três meses, que padece de malária, afirmou que as condições do actual hospital são boas e propiciam um atendimento à altura.
“Aqui tudo é novo e bonito. Estou numa sala climatizada. No antigo hospital as crianças doentes eram colocadas três numa única cama e os acompanhantes ficavam de pé, devido à falta de espaço para se sentar”, disse, visivelmente satisfeita com a inauguração do novo hospital de Mbanza Congo. 
O governador do Zaire, Joanes André, referiu que a inauguração do hospital responde às orientações do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre a necessidade da criação e melhores condições de assistência sanitária às populações, a construção de mais salas de aulas e melhorar o fornecimento e abastecimento de energia eléctrica, água potável, entre outros serviços sociais.
“Estamos preocupados com a formação das pessoas e já estamos a trabalhar para garantir uma boa gestão dos hospitais na região”, disse, para de seguida pedir aos profissionais de saúde ali destacados para prestarem um atendimento humanizado aos pacientes.
À margem da inauguração da nova unidade sanitária , o governador do Zaire deu posse aos quadros da Direcção Provincial de Saúde e ao novo corpo directivo dos hospitais municipais de Mbanza Congo e Tomboco.

Tempo

Multimédia