Províncias

Milhares de crianças estão a ser registadas

Kayila Silvina | Mbanza Congo

ste ano, até Outubro, houve 4.263 crianças, com menos de 5 anos, registadas na província do Zaire, disse ao Jornal de Angola o responsável da Conservatória do Registo Civil.

Este ano, até Outubro, houve 4.263 crianças, com menos de 5 anos, registadas na província do Zaire, disse ao Jornal de Angola o responsável da Conservatória do Registo Civil.
Além disso, afirmou Paulo Luvayika, foram registadas, no mesmo período,  1.171 crianças, com idades entre os 6 e os 17 anos. A Conservatória, referiu, fez, desde o início do ano, 10.­651 registos, passou 9.379 certidões e 5.217 assentos de nascimentos de adultos, que permitiram uma receita de milhões de  kwanzas.
O conservador do Zaire lamentou haver casos de mães que aparecem para registar os filhos, principalmente recém-nascidos, sem estarem acompanhadas do pai ou de testemunhas, o que impede o registo
Paulo Luvayika também lamentou a exiguidade das instalações onde funciona a Conservatória do Registo Civil e a falta de condições na maternidade do Hospital Central de Mbanza Congo, que impedem o registo de crianças logo após o nascimento. A população é sensibilizada no sentido de aderir à campanha de registo gratuito.

Tempo

Multimédia