Províncias

Milhares de crianças do Zaire são vacinadas contra a pólio

o supervisor provincial do programa alargado de vacinação, Andrade Kianzuaku, anunciou que 73.845 crianças até aos cinco anos vão ser vacinadas durante a segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que começou hoje. Para o êxito da campanha foram criadas 164 equipas de vacinadores.

Crianças voltam a ser vacinadas durante três dias contra a pólio no país
Fotografia: Manuel Distinto

o supervisor provincial do programa alargado de vacinação, Andrade Kianzuaku, anunciou que 73.845 crianças até aos cinco anos vão ser vacinadas durante a segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que começou hoje. Para o êxito da campanha foram criadas 164 equipas de vacinadores.
Em declarações à Angop, Andrade Kianzuaku disse que a província tem 80 mil doses de vacinas contra a pólio, que foram distribuídas aos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Cuimba, Tomboco e Nóqui.
Precisou ainda que, para além da vacina contra a pólio, são também administradas, durante a campanha, a vitamina “A” e o albendazol às crianças até aos cinco anos, para preveni-las da cegueira e de parasitas intestinais.
Para o sucesso da campanha, disse Andrade Kianzuaku, o programa alargado de vacinação conta com o apoio das administrações municipais e comunais e das Organizações Não Governamentais sedeadas na região, para o transoporte dos vacinadores, principalmente nas localidades longínquas.
Andrade Kianzuaku pediu aos pais e encarregados de educação para colaborarem com as equipas de vacinadores para o êxito da campanha.

Tudo pronto no Uíge

O Programa Alargado de Vacinação (PAV), no Uíge, prevê imunizar 399.502 crianças, menores de cinco anos, contra a pólio, na província, durante a campanha, garantiu a supervisora provincial, Lucrécia Pedro. Segundo a supervisora, durante a campanha de vacinação, 319.601 crianças vão receber albendazol e 359.552 outras recebem vitamina “A”.
Lucrécia Pedro informou estarem disponíveis 856 equipas, compostas por três pessoas cada, 214 supervisores, 447 mobilizadores, 90 comissões técnicas e 32 inquiridores.
Lucrécia Pedro assegurou que as condições logísticas e humanas para o sucesso da campanha estão garantidas, estando ainda mobilizadas 61 viaturas para os 16 municípios que compõem a província.

Campanha no Namibe

No Namibe vão ser vacinadas durante a campanha 57.689 crianças. A informação foi prestada pelo supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Luciano Nicolau, que sustentou que o plano de emergência visa imunizar todas crianças dos cinco municípios da província do Namibe que ainda não foram vacinadas.
Luciano Nicolau assegurou que as condições estão criadas para o êxito da campanha e estão disponíveis as doses de vacinas contra a pólio, sarampo, febre-amarela, tétano, albendazol e vitamina “A”
A jornada de imunização conta com a participação de 500 técnicos de saúde, distribuídos em 97 equipas, 70 mobilizadores, 17 supervisores e sete coordenadores.
A campanha vai permitir vacinar 29.034 crianças no município sede, 12.313 no Tombwa, 7.488 na Bibala, 6.804 no Camucuio e 2.050 no Virei.

Tempo

Multimédia