Províncias

Miss Zaire dá conselhos

A Miss Zaire 2011/2012, Ana Cláudia Gonçalo, afirmou estar engajada na luta contra as doen­ças sexualmente transmissíveis (DTS), com destaque para o HIV/­Sida, que ameaçam as populações locais, principalmente a juventude.

Combate ao vih/sida
Fotografia: Adolfo Dumbo

A Miss Zaire 2011/2012, Ana Cláudia Gonçalo, afirmou estar engajada na luta contra as doen­ças sexualmente transmissíveis (DTS), com destaque para o HIV/­Sida, que ameaçam as populações locais, principalmente a juventude.
Em fim de mandato, Ana Cláudia Gonçalo explica ao nosso jornal que a falta de sensibilidade por parte dos patrocinadores a nível da província tem dificultado a realização de actividades inseridas no seu projecto.
“Até ao momento não consegui realizar uma actividade de vulto no âmbito da luta contra as doenças de transmissão sexual por falta de apoios”, revelou, acrescentando que não obstante este constrangimento, está esperançada em que, a qualquer momento, algumas portas se abrirão. A interlocutora explicou que a luta contra as DTS passa pela realização de campanhas de sensibilização nas comunidades no sentido de elevar as consciências para a necessidade da juventude, sobretudo, praticar o sexo seguro e responsável.
“Soyo tem um elevado índice de doenças sexualmente transmissíveis”, disse Ana Cláudia Gonçalo, que condena também as acusações de práticas de feitiçaria de que muitas crianças na região são vítimas.
Desde a sua eleição, Ana Cláudia Gonçalo tem realizado várias actividades sociais, entre as quais doações a algumas famílias desfavorecidas e doentes internados no hospital municipal de Mbanza Congo, para além de crianças do Centro de Acolhimento Frei Georgio Zulianello.

 

 

Perfil

Ana Cláudia Gonçalo nasceu no município do Soyo aos 21/10/1991, tem 1,70 metro de altura e concluiu o curso médio de Fisiobiologia. É segunda filha de Lucas André Juliana e Isabel Gonçalo Teresa. O seu coração está ocupado e a sua cor preferida é a preta. Gosta de cozinhar, com destaque para a kizaca de peixe e tem como prato preferido bacalhau com natas. Foi eleita em 2011 como miss Zaire, sucedendo ao trono a Angelina Sabino. Nos últimos meses dedica-se mais à família e a projectar o “Day after”, ou seja o futuro pós-Miss. Pensa concluir a formação no ramo de petroquímica e realizar o sonho de ser uma manequim reconhecida a nível nacional e internacional, para depois criar uma agência de moda na província.

Tempo

Multimédia