Províncias

Novas centralidades no Zaire

Fernando Neto| Mbanza Congo

Duas centralidades vão ser construídas, nos municípios de Mbanza Congo e Soyo, na província do Zaire, empreendimentos a serem executados pela Sonip, no âmbito do Programa de Fomento Habitacional.

O programa de fomento habitacional traçado pelo Executivo permite a construção de muitas centralidades em vários pontos do país
Fotografia: Jornal de Angola

A centralidade de Nkiende, a 37 quilómetros da cidade de Mbanza Congo, vai dispor de mil fogos habitacionais, que começam a ser construídos a partir deste ano. Para o município do Soyo, a Sonip, empresa do grupo Sonangol, vai ainda construir 6.000 unidades residenciais.
O Governo Provincial do Zaire já indicou um novo terreno para a construção da centralidade do  Soyo, num encontro com responsáveis da empresa Sonip, por ser uma zona com potencialidades para a expansão e acesso de serviços essenciais, como água e energia eléctrica.
Orlando Veloso, técnico da Sonip, referiu que as condições do terreno proposto pelas autoridades governamentais do Zaire vão ser analisadas. E garantiu que existem orientações para que sejam iniciados os trabalhos da centralidade de Mbanza Congo o mais rápido possível, estando já mobilizados empreiteiros, técnicos e meios logísticos para o arranque do projecto.
Orlando Veloso visitou o rio Lunda, onde está prevista a construção de uma nova central de captação de água para Mbanza Congo.
Disse que a centralidade vai contemplar todos os serviços essenciais, como escolas e creches, além de reservar uma área para o investimento privado.
A vice-governadora do Zaire para o sector técnico e infra-estruturas, Ângela Diogo, explicou que a nova proposta de terreno apresentada à direcção da Sonip decorre da necessidade de harmonização do projecto habitacional ao novo plano de desenvolvimento da província.
Quanto à centralidade Nkiende II, Ângela Diogo salientou que tem uma zona para o desenvolvimento, onde estão projectadas outras infra-estruturas, como o aeroporto internacional e estádio de futebol.

Tempo

Multimédia