Províncias

Novos doentes com Sida foram registados no Zaire

A província do Zaire notificou 257 novos casos de HIV/Sida durante o primeiro trimestre do ano em curso, menos três casos em relação a igual período de 2009.

Pormenor do hospital do Soyo
Fotografia: JA

A província do Zaire notificou 257 novos casos de HIV/Sida durante o primeiro trimestre do ano em curso, menos três casos em relação a igual período de 2009.
Esta informação foi divulgada ontem em Mbanza Congo pelos responsáveis do Programa Provincial de Luta Contra Sida, do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias.
O relatório semestral refere que durante o primeiro trimestre deste ano foram testados 11 mil pessoas de ambos os sexos, entre adultos e crianças, contra os 11.212 que tinham sido examinados em 2009.
Foram registados oito óbitos, contra os 12 no mesmo período do ano anterior, enquanto as mulheres, com idades entre os 20 e os 39 anos, continuam a ser as mais atingidas com a sida.
O relatório salienta ainda que 117 pacientes beneficiam de acompanhamento nos centros de aconselhamento espalhados por todos os municípios da província, quando apenas 42 optaram por receber o tratamento com anti-víricos.
O município do Soyo lidera a estatística dos infectados com HIV/Sida ao registar 161 novos casos, seguido de M'banza Congo, com 72 casos, o Cuimba e Nzeto registaram nove casos cada, e o município do Tomboco notificou seis novos casos de sida.
Na vertente preventiva, o quadro epidemiológico realça a distribuição de cartazes, manuais de activistas e preservativos. Campanhas de sensibilização e divulgação de mensagens sobre a doença, em língua portuguesa e Kikongo para a adesão ao programa de aconselhamento e testagem voluntária foram também realizadas, em parceria com algumas organizações sociais.

Tempo

Multimédia