Províncias

Novos meios para a recolha de lixo no Zaire

Víctor Mayala | Mbanza Congo

O processo de recolha de resíduos sólidos na cidade de Mbanza Congo e bairros periféricos ganhou novo impulso, com a entrada em funcionamento de uma nova empresa de limpeza, contratada pelo Governo Provincial do Zaire, que assinou com a Trinew um contrato anual de 36 milhões de kwanzas.

Os trabalhos de recolha de lixo na cidade de Mbanza Congo e arredores arrancaram com dois camiões, um basculante e outro compactador de lixo, com capacidade para 15 metros cúbicos.
O responsável para área de serviços da Trinew, Sérgio Sequeira, explicou que a sua empresa deu emprego a 25 jovens locais. A recolha de lixo, acrescentou, é feita porta a porta e através dos contentores colocados a nível do casco urbano.
A administradora municipal de Mbanza Congo, Isabel Nlandu Morena, manifestou-se satisfeita com a contratação da nova empresa de limpeza, na medida em que a inexistência de uma empresa especializada na recolha de resíduos sólidos era um problema “que lhe tirava o sono.
“Estou satisfeita com a vinda desta empresa. Vamos ter a nossa cidade e os bairros limpos para se evitar a proliferação de doenças entre as populações”, referiu a administradora no acto de consignação, testemunhado pelo governador Joanes André.

Tempo

Multimédia