Províncias

Olimpíadas de Matemática empolgam alunos do Kwanza-Norte

Marcelo Manuel | Ndalatando

Com o objectivo de motivar os alunos a adquirirem competências na disciplina de Matemática, decorrem desde quinta-feira, no Kwanza-Norte, as Olimpíadas de Matemática destinadas a crianças das escolas primárias e do 1º e 2º ciclo do secundário.

Velinho de Barros é o director da Educação
Fotografia: Nilo Mateus | Ndalatando

O director provincial da Educação, Velinho de Barros, disse que esta iniciativa do Ministério da Educação, que termina no próximo dia 21, é realizada pelo Governo Provincial com o apoio do Colégio Esperança Internacional.
À semelhança do concurso de redacção da SADC, estas olimpíadas são competições académicas, que visam o reconhecimento do ensino e aprendizagem de disciplinas tidas como fundamentais na aprendizagem.
Os três primeiros classificados do concurso vão receber uma viagem ao estrangeiro. O concurso também pretende descobrir novos talentos, com habilidades reconhecidas, criar premissas para a melhoria da qualidade de ensino e a criação de oportunidades, para a troca de experiências, de forma a pôr fim ao tabu de que a Matemática é uma disciplina difícil. />Velinho de Barros salientou que os gestores escolares devem ter a preocupação de identificar as manifestações e causas do insucesso escolar nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, atendendo à relação interdisciplinar dos currículos de ensino. O cumprimento desse desafio só é possível através do empenho e abnegação de toda a sociedade, principalmente em relação à mudança de postura pessoal e da filosofia pedagógica, que privilegia o aluno como centro de toda a atenção.
O director exortou ao respeito do cumprimento do cronograma das tarefas relacionadas com o concurso, cujo regulamento foi distribuído em todas as repartições municipais da Educação, no sentido destas fazerem chegar o documento às escolas envolvidas.

Tempo

Multimédia