Províncias

ONG oferece mosquiteiros

Kayila Silvina | Mbanza Congo

A ONG Mentor Initiative distribuiu, a centenas de pessoas no Zaire, de Janeiro a Abril, 1.287 mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração, no âmbito do programa provincial de combate à malária.

População do Zaire recebe apoio de ONG no combate à malária e outras endemias
Fotografia: Jornal de Angola

A ONG Mentor Initiative distribuiu, a centenas de pessoas no Zaire, de Janeiro a Abril, 1.287 mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração, no âmbito do programa provincial de combate à malária.
O responsável da ONG para o Programa de Luta contra a Malária no Zaire, Manuel Bernardo Jorge, esclareceu ao Jornal de Angola que os mosquiteiros foram distribuídos a doentes internados em hospitais municipais e comunais, a crianças menores de cinco anos e a mulheres grávidas.
A campanha de distribuição de mosquiteiros estendeu-se a igrejas e sedes comunais. No município de Mbanza Congo foram distribuídos 987 mosquiteiros e no Nóqui 400. Os municípios do Soyo, Tomboco, Nzeto e Kuimba vão beneficiar do material nos próximos meses, disse o responsável da ONG, que acrescentou que hoje, Dia Mundial do Paludismo, vão ser distribuídos mais mosquiteiros.
De Janeiro a Abril a ONG realizou também campanhas de sensibilização da população visando a prevenção e tratamento da malária.
“Pedimos aos que receberam mosquiteiros para não guardá-los. Os mosquiteiros são para serem usados. Se sujarem não deverão ser lavados com detergente, devem ser estendidos à sombra”, disse.
Manuel Jorge disse que a sua organização tem recebido, anualmente, mosquiteiros tratados com insecticidas de outros parceiros sociais.
No ano passado recebeu 35.000 mosquiteiros do Serviço Internacional da População (PSI), que foram de imediato distribuídos a várias pessoas da região.
O uso de mosquiteiros impregnados é uma das formas mais eficazes de prevenção do paludismo.
Assim como na província do Zaire, noutras circunscrições do país, o Governo, ONG e diferentes instituições têm estado a apoiar a população no combate à doença.

Tempo

Multimédia