Províncias

Operadas pessoas no Zaire com problemas de cataratas

Kayila Silvina | Mbanza Congo

Ao todo, 78 pessoas atingidas por cataratas nos olhos foram operadas, durante o mês de Junho, no Centro Oftalmológico da Igreja Baptista Evangélica em Angola (IEBA), em Mbanza Congo, província do Zaire.

Ao todo, 78 pessoas atingidas por cataratas nos olhos foram operadas, durante o mês de Junho, no Centro Oftalmológico da Igreja Baptista Evangélica em Angola (IEBA), em Mbanza Congo, província do Zaire.
O coordenador do Programa de Serviços Oftalmológicos do IEBA no Zaire, Gyoya Vakanda, adiantou que, nos últimos seis meses do ano, o sector notificou um total de 1.961 pacientes com problemas de glaucomas, cataratas, falta de vitamina A e ametropias.
Para minimizar o sofrimento de centenas de pessoas que padecem de problemas dos olhos, a instituição realizou, nos últimos 18 meses, três campanhas de intervenções cirúrgicas, que resultaram no tratamento de um total de 214 pacientes da região.
O responsável esclareceu que o centro tem uma parceria com uma instituição homóloga da província de Benguela, que manda regularmente para o Zaire uma equipa de médicos especializados, composta por cirurgião, anestesista e psicólogo, auxiliados por alguns técnicos de enfermagem locais.
Na sua opinião, o centro precisa de expandir os serviços para os demais municípios da província, com particular realce para o Soyo, Nzeto, Tomboco, Nóqui e Kuimba.
Além disso, revelou que o centro se debate com problemas ligados à falta de meio de transportes, microscópios, equipamentos para o bloco operatório e produtos para a esterilização do material reutilizável.
Os serviços oftalmológicos prestados pelo centro de Mbanza Congo estão inseridos no Programa da Luta contra a Cegueira em Angola, denominado Visão 2020, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os habitantes, que padeciam de problemas dos olhos, estão a elogiar o trabalho da instituição. É o caso de Isabel Mpunguidi, 60 anos, que há vários anos que tinha dificuldades de enxergar bem por causa de catarata.

Tempo

Multimédia