Províncias

Papagro chega ao Tomboco

O Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (PAPAGRO) arrancou sábado, no município do Tomboco, província do Zaire, com a abertura de um mercado na aldeia de Kiowa.

O mercado vai funcionar às terças-feiras, para exposição de diversos produtos agrícolas produzidos localmente, informou o presidente da cooperativa empresarial do Tomboco, Pedro Miguel Mayunga.
Pedro Mayunga apelou aos agricultores na aldeia de Kiowa a aproveitarem o mercado para a comercialização do seu excedente, pois, o PAPAGRO vai facilitar o escoamento dos produtos.
Entre os produtos que mais se destacam no município do Tomboco, que conta com nove cooperativas agrícolas, estão os citrinos, batata-doce, banana, abóbora, abacaxi, mandioca, ginguba e milho.

Projecto agro-pecuário

Ainda sobre o desenvolvimento do sector agrícola na província do Zaire, 150 jovens vão ser absorvidos, nos próximos tempos, no projecto agro-pecuário do município do Cuimba,  que prevê produzir cereais e ovos em grande escala.
O encarregado Paul Camss, da empresa chinesa responsável pelo projecto agro-pecuário, disse que além destes jovens, prevê ainda recrutar mais um número considerável de técnicos que vão frequentar um curso de reciclagem em mecânica e operação de máquinas na República Popular da China.
Paul Camss adiantou que até à presente data foram já preparados mais de 200 mil hectares de terra na localidade de Dia-Dia, 15 quilómetros a leste da vila do Cuimba, cujo lançamento da sementeira, milho e soja começa dentro de dias.
“Pretendemos expandir o nosso projecto para que as regiões deixem de importar produtos agrícola e potencial os principais mer cados do país”, disse o responsável.
O projecto agro-pecuário prevê a produção anual de 15 mil toneladas de milho e cinco mil de soja.
O projecto agro-pecuario onde estão envolvidos vários jovens vai ser executado num período de 60 meses e vão ser instalados aviários, para a produção de 250 mil aves de corte, além de cinco milhões de ovos por ano.O município do Cuimba dista 62 quilómetros a nordeste da cidade de Mbanza Congo, sede provincial do Zaire.

Tempo

Multimédia