Províncias

Pessoas com deficiência têm assistência social

Kayla Silvina | Mbanza Kongo

Um total de 3.575 pessoas com deficiência auditiva, visual e física entre congénita e adquiridas são assistidos pelo Gabinete Provincial de Acção Social, Família e Igualdade de Género no Zaire.

Governo provincial está apoiar milhares de deficientes
Fotografia: kayla Silvina | Edições Novembro

Deste número, 1.349  estão em situação de vulnerabilidade, informou a responsável  do sector.Ao falar numa palestra com o tema “A Inclusão da pessoa com Deficiência Combate ao Estigma e a Discriminação”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a assinalar-se a 3 Dezembro, Isabel Queba disse que as pessoas com deficiência passam por muitas  dificuldades para conseguirem emprego, habitação, acesso ao ensino e debatem-se com a falta de meios para a sua locomoção,  como bengalas,  muletas e carros de rodas. A associação dos deficientes na província luta para que os seus associados tenham acesso a microcrédito para dinamizarem  as cooperativas agrícolas onde estão inseridos,  e consequentemente contribuírem  para o crescimento agrícola na região.
O vice-governador para o sector Político Social e Económico do Zaire, António  Kialungila, apelou, na oportunidade, aos habitantes da província para tratarem com deferência as pessoas  com deficiências.
“Devemos  respeitar e garantir a inclusão social da pessoa com deficiência. Portanto, aproveito  para chamar a atenção das famílias que têm membros com deficiência de que devem ter muita paciência e redobrar os cuidados para com estas pessoas.”

Tempo

Multimédia