Províncias

Posto em Kinsimba reforça assistência

Um posto médico, com 15 camas, foi inaugurado domingo, na localidade de Kinsimba, comuna de Kindege, 100 quilómetros a leste da sede municipal do Nzeto.

Financiado pelo Fundo de Apoio Social (FAS), o posto médico, que vai atender mais de 300 habitantes  da aldeia, dispõe de salas de espera e de internamento, consultório médico, farmácia, medicina geral, pediatria, sala de parto, depósito de medicamentos e sala pós-parto, entre outros serviços.
No acto inaugural, a ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, disse que, com esta infra-estrutura sanitária, os habitantes de Kinsimba deixam de percorrer longas distâncias até à sede comunal à procura de assistência médica e medicamentosa. Referiu que o Governo tem feito de tudo para minimizar a carência de instituições neste sector e facilitar a vida da população. Por sua vez, o governador da província do Zaire, José Joanes André, reafirmou a contínua implementação de projectos sociais para colmatar as necessidades dos cidadãos.
Ainda no âmbito da criação de melhores condições de vida para as populações, foi lançado, domingo, um sistema inovador de iluminação domiciliária em zonas rurais, na aldeia de Nsanda, comuna de Kindege. Como experiência piloto, o projecto permitiu iluminar 40 residências rurais em Nsanda, 112 quilómetros a leste da sede municipal do Nzeto. O sistema solar, que já foi implementado em alguns países africanos como o Quénia, pode funcionar oito horas por dia.

Tempo

Multimédia