Províncias

Projectos mudam a vida dos habitantes do Zaire

O movimento intenso de homens e máquinas por todos os cantos da localidade M’banza Congo é bem o exemplo da grande intervenção que está a ser levada a cabo na capital da província do Zaire.

Muitas obras estão em execução na região
Fotografia: Jornal de Angola

O movimento intenso de homens e máquinas por todos os cantos da localidade M’banza Congo é bem o exemplo da grande intervenção que está a ser levada a cabo na capital da província do Zaire.
As obras de construção de vários empreendimentos sociais, tal como a do novo hospital municipal de M’banza Congo, quase concluídas, no Bairro 11 de Novembro, fazem parte do projecto das infra-estruturas integradas, a cargo de uma empresa chinesa, que teve início em 2011 e está a despertar a atenção dos munícipes. Um pouco por todo o lado, estão a ser requalificadas as ruas principais, ao mesmo tempo que a cidade é dotada de uma rede moderna de escoamento de águas pluviais e residuais.
Com a conclusão da primeira fase, prevista para este ano, a capital do Zaire vai passar a dispor de uma moderna rede de abastecimento de água potável e fornecimento de energia eléctrica, tal como de telecomunicações. Quanto ao novo hospital municipal, com capacidade para 85 camas, as informações apontam para que entre em funcionamento dentro de seis a oito meses, período em que se espera concluir a construção da morgue, entre outros trabalhos de acabamento.
 Pela sua dimensão e aspecto moderno, a infra-estrutura vai proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais e concorrer para a melhoria dos serviços prestados à população. Também o hospital provincial do Zaire está a avançar, um projecto que conta com dez edifícios de três pisos cada, e cuja execução está em fase de terraplenagem do terreno. O projecto de edificação de um condomínio, na localidade de Nkunga Mpanza, arredores desta cidade, a reabilitação de largos e jardins constam também do programa estruturante.

Tempo

Multimédia