Províncias

Projectos sociais no Zaire no centro das prioridades

O Governo Provincial do Zaire vai, a partir do próximo ano económico, aplicar cerca de nove mil milhões de kwanzas no Programa de Investimento Público (PIP), dos 20 mil milhões atribuído à província, no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE), disse o governador provincial, ontem, em Mbanza Congo.

Programa de Investimento Público para o próximo ano prevê a construção e reabilitação de estradas intermunicipais
Fotografia: ja imagem

José Joanes André, que falava na abertura da V reunião ordinária do Governo Provincial, esclareceu que a nível dos órgãos centrais existem outros projectos destinados à região, nos mais variados domínios, que devem ser igualmente executados durante o período.
O governador provincial disse que o Programa de Investimentos públicos para 2016 reserva 10 projectos específicos no sector da construção, com destaque para a reabilitação de estradas intermunicipais, secundárias e terciárias, edificação de cinco mil residências e o início da construção do novo aeroporto de Mbanza Congo.
Entre as acções previstas para o próximo ano, Joanes André mencionou a continuidade das obras do porto seco do Soyo e o começo da empreitada da terminal de Cabotagem do município.
Consta ainda do programa, a reabilitação da rede de baixa e média tensão na capital da província, Mbanza Congo, bem como do reforço da capacidade de abastecimento de água potável, com a construção da nova captação sobre o rio Lunda, que dista 15 quilómetros desta cidade, projectos à cargo do ministério de tutela.
Sobre a central eléctrica a gás do ciclo combinado que está a ser instalada no município do Soyo, referiu que a subordinação central deverá fornecer energia aos seis municípios da província e a algumas regiões do país, incluindo a capital do país, Luanda, a partir de 2017. O plano da construção de vias urbanas nas sedes municipais foi igualmente referido pelo governador provincial do Zaire.
A reunião abordou, entre outros assuntos, a análise da programação do fornecimento de energia eléctrica à população durante a quadra festiva, a agenda das actividades da última quinzena do mês em curso e do primeiro trimestre de 2016.
Participam no encontro membros do governo, responsáveis dos distintos sectores públicos e representantes da administração municipal de Mbanza Congo.

Tempo

Multimédia