Províncias

Recomendado reforço do controlo da fronteira

A Polícia Nacional decidiu reforçar o controlo e fiscalização de viaturas que atravessam a fronteira terrestre da província do Zaire com destino à República Democrática do Congo (RDC).

Os agentes vão passar a verificar também o número de chassis e matrículas, anunciou o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
A decisão consta do comunicado do Conselho Consultivo Técnico do SIC na província do Zaire realizado sábado nesta cidade e que ontem foi divulgado. O documento informa que muitas viaturas furtadas em diferentes pontos do país estão a ser comercializadas na RDC.
Segundo o documento, os participantes recomendaram às forças da ordem estacionadas em diversos pontos fronteiriços da região a intensificarem as acções de fiscalização dos números de chassis e de matrículas de todas as viaturas que escalam a faixa fronteiriça para desencorajar este mal e responsabilizar os seus autores. A intensificação do intercâmbio de informação entre diferentes Serviços de Investigação Criminal espalhados em todo o país, visando reduzir os índices de furto e roubo de viaturas, consta igualmente das recomendações saídas deste evento.
Os participantes recomendaram também um controlo cerrado às viaturas que transportam os derivados de petróleo, visando combater o contrabando de combustível.
A necessidade de os efectivos do SIC trabalharem em estreita coordenação com o Serviço Provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC) para gizar políticas que visam reduzir o envolvimento de menores em acções delituosas, figura também nas conclusões da reunião.
A colaboração das autoridades do sector da Família e Promoção da Mulher e outras figuras afins para a redução de casos de violência doméstica foram ainda referenciados no comunicado. Participaram no encontro membros dos conselhos consultivos da delegação do MININT, do comando provincial da Polícia Nacional e do conselho técnico do Serviço de Investigação Criminal.

Tempo

Multimédia